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Black Friday e Natal: Promoções e vendas no varejo no fim de ano

A Black Friday está aí e o fim de ano está chegando, isso significa uma ótima oportunidade para o comércio, que aproveita as festividades para aumentar significativamente as vendas.

E você, já preparou o seu negócio para aproveitar as festividades e vender ainda mais? Se ainda não, fique até o fim deste artigo para conferir algumas dicas de como o varejo pode se organizar para as vendas de fim de ano.

Vamos lá?

A origem da Black Friday

A Black Friday teve origem nos Estados Unidos e está diretamente relacionada ao feriado de Ação de Graças, que ocorre toda quarta quinta-feira de novembro, dia em que tradicionalmente as lojas do país ofereciam grandes descontos.

Você deve estar se perguntando: mas o por que se chama Black Friday? E a explicação mais popular é a de que os comerciantes, passavam do prejuízo (estavam no vermelho) para o lucro (números pretos), marcando o início da temporada lucrativa de compras de fim de ano, juntamente com o Natal.

No Brasil, a tradição começou a aparecer em 2010, porém sem muita aderência por parte dos varejistas e do público, que passaram a identificar fraudes nos descontos. Foi só nos últimos anos que a Black Friday passou a ser realmente expressiva no país por conta do grande investimento em publicidade e maior transparência das promoções.

Como funciona o varejo

O varejo é um processo de venda de um determinado produto que ocorre diretamente entre o vendedor e o consumidor final, ou seja, de uma empresa para o seu cliente. Dessa forma, as vendas ocorrem em apenas um local, seja ele físico ou on-line, como: loja física, site ou catálogo, neste com a interferência de um representante.

Geralmente, os comércios que funcionam como varejo, compram seus produtos de atacado. Por isso, a cadeia de suprimentos do varejo abrange fabricantes, atacadistas, varejistas e, por fim, o consumidor final.

Como os comerciantes podem organizar as vendas do varejo no fim de ano

Com a Black Friday e o Natal, o comércio já espera que o fim do ano influencie positivamente para o aumento das vendas. Sendo assim, é muito importante que os comerciantes se preparem para essa época.

A seguir, iremos citar alguns passos que você pode seguir para se preparar e vender o máximo que puder neste fim de ano:

  • Faça um planejamento antecipado:

Se planeje antecipadamente em relação ao seu estoque de produtos, identifique quais são os mais vendidos e garanta que haja a quantidade suficiente. Neste planejamento, também se preocupe em estabelecer quais serão os produtos que entrarão em promoção e quais serão os descontos, de forma que não haja prejuízo para o negócio.

  • Invista em publicidade

Como diz o famoso ditado ´´A propaganda é a alma do negócio“, e no fim do ano, ainda mais. Para se destacar em relação aos concorrentes, busque criar campanhas de marketing específicas para as datas festivas e marque presença também no on-line, utilizando as redes sociais para trazer mais visibilidade para a marca.

  • Prepare a equipe e estenda o horário de atendimento

A tendência do fim do ano é aumentar significativamente a quantidade de pessoas transitando pelo comércio, por isso, prepare e treine a sua equipe para lidar com o público. Se possível, estenda o horário de atendimento da loja física, considerando que muitas pessoas trabalham durante o horário comercial, o fluxo de compras tende a ser maior durante a noite e aumenta a disponibilidade do atendimento online para atendê-los.

  • Considere a experiência do cliente

Como o cliente se sente na sua loja durante a compra importa muito para que ele volte a comprar nela, sendo assim, você pode oferecer itens como embrulhos de presentes personalizados para as datas festivas e se possível, produtos e serviços especializados, visando criar presentes únicos e especiais.

  • Se organize com as entregas

Por fim, garanta que os prazos de entrega estejam dentro do que você pode cumprir, principalmente para compras online. Para isso, você pode considerar realizar parcerias com serviços de entrega, que auxiliam com a alta demanda dessa época.

Conclusão

Se organizar para as vendas de fim de ano envolve antecipação, foco no cliente e flexibilidade para lidar com o volume de negócios. Boas práticas nesse período podem impactar positivamente o desempenho e a reputação do seu negócio.

Esperamos que essas dicas te auxiliem neste processo!

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