Uncategorized

Como abrir uma empresa: passo a passo

Quer abrir a sua empresa e não sabe por onde começar? Chegou a hora de colocar esse sonho no papel! No artigo de hoje vamos falar mais sobre:

  • Quais são os tipos de empresa;
  • O que é necessário para começar um negócio;
  • Passo a passo para abrir uma empresa;
  • O papel do contador neste processo.

Vamos lá?

Quais são os tipos de empresas

Antes de começar o processo de abertura de uma empresa, é muito importante entender quais são os tipos de empresa, portes entre outras classificações.

1 – MEI

O MEI ou Micro Empreendedor Individual, é um modelo de empresa que vem ganhando força principalmente desde 2020, quando a pandemia de COVID – 19 fez com que muitas pessoas repensassem suas carreiras.

Como o nome indica, essa categoria é destinada a empreendedores individuais que possuem um faturamento anual de até R$81.000,00 e além disso, possui algumas regras que precisam ser seguidas, como: ao se tornar MEI, você não pode ser sócio de outra empresa e não é permitido contratar mais de um funcionário.

O principal objetivo deste modelo criado em 2008 é permitir que muitas pessoas que antes trabalhavam na ilegalidade possam ter o seu próprio negócio dentro da lei. Para a regulamentação existe o SIMEI que funciona como um sistema de recolhimento em valores fixos mensais dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional do MEI.

O recolhimento se dá por meio do DAS-MEI (documento de arrecadação do simples nacional do MEI), que é disponibilizado mensalmente pela Receita Federal junto ao Portal do Empreendedor. O valor do DAS-MEI abrange a contribuição previdenciária (5% do salário mínimo vigente) e o ICMS (R$1,00) e/ou ISS (R$5,00), tributos estadual/municipal (FONTE: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/passo-passo-para-abrir-uma-empresa).

2 – Sociedade Limitada (Ltda.)

Se você pensa em abrir uma sociedade, então este é o modelo ideal, pois pode contar com um ou mais sócios, em que cada um possui responsabilidade limitada em relação às obrigações da empresa. Outro ponto importante: as despesas pessoais devem estar separadas das profissionais.

Dessa forma, o patrimônio pessoal do empresário fica protegido de possíveis dívidas que a empresa venha a contrair, diferente de negócios que não possuem essa característica, em que o patrimônio pessoal do empresário pode ser utilizado para quitar dívidas da empresa.

3 – Sociedade Anônima (S.A.)

Esta é uma forma de sociedade empresarial mais complexa, geralmente utilizada por empresas de grande porte que possuem ações negociadas no mercado de capitais. A responsabilidade dos acionistas é limitada ao valor das ações que possuem.

O principal objetivo das SAs é adquirir lucros e distribuí-los aos acionistas. Empresas que começam a crescer costumam migrar de uma Sociedade Limitada para uma Sociedade Anônima.

4 – Sociedade Simples

Diferente da Sociedade Limitada, a característica principal de uma Sociedade Simples é que seus sócios respondem de forma solidária e ilimitada pelas obrigações sociais, ou seja, cada sócio assume responsabilidade pessoal pelas dívidas e obrigações da empresa.

Essa responsabilidade é estendida também aos bens pessoais dos sócios, caso os recursos da sociedade não sejam suficientes para cobrir suas obrigações. Este modelo tem como característica o fato de que é o único em que um sócio pode entrar com capital (bens, imóveis…) e o outro sócio ingressar na sociedade apenas com serviços.

Alguns exemplos de Sociedades Simples são sociedades entre médicos, advogados e outros profissionais cujas atividades/profissões, correspondem à própria finalidade da união.

5 – Empresário Individual (EI)

Nessa categoria, o empreendedor atua individualmente e responde de forma ilimitada pelas obrigações da empresa. É uma opção para profissões que não se enquadram como MEI, como: dentistas, advogados, médicos e engenheiros.

Caso o empreendedor tenha um faturamento anual maior que R$81.000,00, que é o limite permitido pelo MEI, ele pode se tornar um Empresário individual, podendo assim, contratar mais de um funcionário e não ter obrigação de dividir lucros com outros sócios.

O que é necessário para abrir uma empresa?

Sabendo quais são os modelos de empresa possíveis, vamos a um passo a passo para entender melhor o que é necessário saber e fazer na hora de abrir o seu negócio?

1 – Elabore um Plano de negócios

O planejamento é uma etapa indispensável na maioria dos projetos, e ao abrir uma empresa, não podia ser diferente. Um plano de negócios consiste basicamente na definição da missão, valores, objetivos e estratégias da empresa.

Algumas informações que são importantes de incluir no seu plano são:

  • Sumário executivo;
  • Análise de mercado;
  • Análise da concorrência;
  • Análise de fornecedores;
  • Plano de marketing;
  • Plano operacional;
  • Plano financeiro.

2 – Defina qual o tipo de empresa

Como citamos anteriormente, existem alguns tipos de empresa, após elaborar o Plano de negócios, defina em qual tipo a sua empresa irá se encaixar melhor. Se ela será MEI, Sociedade Anonima ou Sociedade Limitada, etc.

3 – Registre a sua empresa

Realize o registro legal da empresa junto aos órgãos competentes. Isso geralmente envolve registrar a empresa na junta comercial ou no órgão equivalente, obtendo um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e inscrição estadual, se necessário.

4 – Organize a Contabilidade e o Financeiro

Essa é uma das etapas mais importantes. Contrate um contador para acompanhar as finanças, controlar receitas e despesas e cumprir as obrigações fiscais. É indispensável contar com um contador experiente para que as finanças não desandem no decorrer do processo. Conte com a Assecon nesta etapa.

5 – Defina o Regime Tributário

Após organizar a contabilidade e o financeiro, o contador será muito importante na hora de definir o regime tributário da empresa. Ele irá te auxiliar para garantir que você não tenha mais despesas do que o necessário.

Os tipos de Regime Tributários são: Simples nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

6 – Registre a empresa na Junta comercial

Você pode realizar esse registro de forma autônoma, porém contar com um profissional da contabilidade pode te ajudar a garantir que nada esteja fora de ordem.

Os documentos variam conforme o tipo de empresa, porém no geral os necessários são:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Se casado(a), certidão de casamento;
  • Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.

Cada porte e tipo de empresa pode exigir mais ou menos passos como indicamos, tudo depende da região em que você mora e de como será o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Agora é hora de colocar em prática as nossas dicas!

Conheça a Assecon

Somos um escritório de mentoria contábil localizado há 30 anos em Maringá, no Paraná. Trabalhamos com profissionais especializados em diversas áreas da contabilidade, buscando sempre garantir o crescimento do seu negócio.

Picture of Mateus

Mateus

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp