Estamos chegando ao fim de mais um ano, e agora chegou o momento de começar a pensar no ano seguinte, assim como quais são os objetivos e as metas da organização para 2024.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te auxiliar a realizar um planejamento estratégico completo para o próximo ano.
O que é um planejamento estratégico
Um planejamento estratégico é um processo organizacional que envolve a definição de metas e objetivos a longo prazo, além da identificação de estratégias para alcançar essas metas e o direcionamento de recursos para realizar as ações necessárias para alcançá-las.
Ele é indispensável para orientar o crescimento de uma organização, mas não só isso, qualquer entidade que deseja continuar ativa e em pleno funcionamento, deve pensar nessa organização.
Benefícios e importância
Se você ainda tiver dúvidas do porquê é importante se planejar estrategicamente para o ano seguinte, a seguir iremos abordar alguns pontos que destacam quais são os benefícios e a importância de contar com um planejamento estratégico:
- Direcionamento
Todo negócio precisa de um Norte, uma direção para alcançar os seus objetivos. Sendo assim, o planejamento é essencial para estabelecer uma visão a longo prazo e definir metas claras e objetivas para a organização, assim todos na empresa estarão alinhados com os objetivos comuns.
- Comunicação Interna, engajamento e motivação da equipe
Um planejamento estratégico promove uma comunicação mais eficaz dentro da organização, além de oferecer uma visão inspiradora do futuro da empresa, o que pode motivar os funcionários a trabalharem em conjunto para atingir metas comuns.
- Tomada de decisões informadas e antecipação de mudanças
Se planejar estrategicamente, funciona como uma estrutura para a tomada de decisões, ajudando a empresa a priorizar recursos de forma eficaz, sabendo onde investi-los com base em seus objetivos estratégicos. Esse planejamento também permite que a empresa antecipe e se adapte às mudanças no ambiente de negócios, incluindo novas tendências do setor e desafios emergentes.
- Melhora a eficiência e a gestão de riscos
Ele ajuda a identificar e eliminar redundâncias e ineficiências nos processos operacionais, economizando tempo e recursos. Além disso, também ajuda a identificar e gerenciar riscos que podem afetar o sucesso da empresa.
Como fazer um planejamento estratégico
Sabendo da importância e dos benefícios de realizar um planejamento estratégico para 2024, vamos entender melhor alguns passos que podem ser tomados para que esse planejamento seja eficiente e funcione na prática?
Passo 1 – Missão e visão
Se você ainda não tem bem estabelecidos missão e visão da organização, este pode ser um primeiro passo.
A missão se trata do propósito da empresa, o porquê dela existir, já a visão diz respeito a onde ela deseja chegar no futuro, essencial para definir as estratégias do negócio, e ela pode ser alterada ao longo do tempo.
Sendo assim, com esses dois pilares definidos, torna-se mais fácil estabelecer um direcionamento para o planejamento, ou seja, quais serão as ações necessárias que representem o porquê da empresa fazer o que faz, e o que precisa ser feito para que ela alcance seus objetivos a longo prazo.
Passo 2 – Análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta que ajuda as empresas a avaliarem suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) em relação a um projeto, objetivo ou situação específica.
Ela fornece uma visão abrangente do ambiente interno e externo de uma organização, ajudando a tomar decisões informadas. Com base nessa análise, uma empresa pode desenvolver estratégias para capitalizar suas forças, aproveitar oportunidades e se preparar para enfrentar ameaças.
Alguns exemplos disso são: incluir aprimorar a formação da equipe, adotar novas tecnologias, expandir serviços, diversificar a carteira de clientes e manter-se atualizada com regulamentações em constante evolução.
Passo 3 – Metas e objetivos
Estabelecer metas e objetivos é indispensável em um planejamento estratégico, afinal, são esses fatores que irão possibilitar que ações sejam tomadas para você chegar onde deseja.
Para isso, você pode utilizar as metas SMART. Essa sigla contempla as características que uma meta deve ter, sendo elas: Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais.
Um exemplo de Meta SMART é: Contratar mais 5 pessoas para a área de vendas até dezembro deste ano.
- É específica: clara e simples;
- É mensurável: você pode acompanhar a sua evolução;
- É alcançável: é uma meta que está dentro do que a empresa consegue atingir;
- É relevante: contribui em algo positivo para a empresa;
- É temporal: possui um prazo, que neste caso é até dezembro.
Passo 4 – Estratégias de crescimento
Desenvolva estratégias de crescimento que condizem com a área de atuação da sua empresa. Focando nas metas e objetivos como um norte, as estratégias devem servir como um suporte para alcançá-los.
Se a meta da sua empresa é vender mais, uma estratégia pode ser propor uma campanha de incentivo para o seu time comercial, por exemplo, ou promover uma campanha de marketing integrada com o comercial para oferecer descontos atrativos para possíveis clientes, e por aí vai.
Essas estratégias podem envolver tanto toda a equipe quanto apenas um setor, e lembre-se de que elas também devem estar de acordo com o perfil da sua organização, do serviço oferecido e da sua equipe.
Passo 5 – Implementação, acompanhamento e avaliação
Um plano de ação irá te auxiliar a estabelecer uma organização de onde chegar a onde você deseja. Este plano deve ser o mais detalhado e completo possível, quanto mais específicas forem as etapas, mais chances de o planejamento estratégico funcionar.
Após elaborar um plano de ação, estabeleça uma frequência de acompanhamento durante o decorrer do ano. A partir desse controle, é possível observar o que está sendo feito, o que está funcionando e o que deve ser alterado para que os objetivos sejam alcançados.
Para realizar esse acompanhamento, você pode utilizar os KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho de um negócio. Eles são separados em diversas categorias, sendo as principais:
- indicadores de produtividade;
- indicadores de qualidade;
- indicadores de produtividade;
- indicadores estratégicos.
Eles indicam os valores quantitativos fundamentais que medem seus principais processos da empresa e possibilita o acompanhamento, o melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias propostas.
Conclusão
Não deixe para planejar o ano seguinte apenas em janeiro. Um planejamento estratégico demanda estudo, tempo, dedicação e recursos. Para isso, conte com profissionais experientes para te auxiliar a se organizar financeiramente para 2024.
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