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BPO Financeiro: O que é, vantagens e serviços prestados

No ambiente dinâmico e competitivo dos negócios atuais, a eficiência na gestão financeira pode ser o diferencial que impulsiona uma empresa ao sucesso. 

No entanto, lidar com processos financeiros e administrativos internamente pode ser desafiador, especialmente para empresas que desejam concentrar seus recursos em suas atividades principais. 

É nesse contexto que o BPO financeiro ganha destaque como uma solução estratégica. Para você entender melhor sobre o tema, ao longo deste artigo vamos explorar: 

  • O que é BPO financeiro; 
  • Porque contar com um serviço de BPO financeiro; 
  • Quais são os serviços de um BPO financeiro;
  • Vantagens de terceirizar a gestão financeira com um BPO financeiro. 

Vamos lá? 

O que é BPO financeiro

BPO é uma sigla para Business Process Outsourcing, que traduzindo para o português significa a terceirização de processos de negócios. Neste caso, o BPO financeiro refere-se a terceirização de processos financeiros e administrativos de uma empresa para um provedor de serviços especializado. 

É quando um negócio contrata uma empresa terceirizada para realizar a sua gestão financeira. Sendo assim, a ideia principal é que o empreendedor possa focar nas demais demandas do negócio e deixar que um especialista cuide das finanças. 

O BPO financeiro será responsável por cuidar de toda a parte de gestão financeira, podendo ter um olhar mais estratégico e de crescimento para o negócio, auxiliando o empreendedor a otimizar e controlar seus gastos. 

Porque contar com um serviço de BPO financeiro

O principal motivo que leva os empreendedores a optarem por terceirizar as finanças é a falta de tempo para se planejar adequadamente em relação às questões financeiras da empresa. 

Sabemos que um negócio possui muitas frentes e demandas, e muitas vezes fica insustentável que uma pessoa coordene todas essas áreas. Isso acaba levando a situações como o atraso no pagamento de impostos ou a não correspondência das notas fiscais com o fluxo de caixa. 

Com a gestão financeira sendo deixada de lado, muitos processos podem desandar por falta de organização e planejamento. Para micro e pequenas empresas, profissionais liberais e autônomos, principalmente, o BPO pode ser o fator que irá diferenciar um negócio de sucesso de um negócio que não conseguiu se desenvolver. 

Sendo assim, contar com um BPO financeiro pode resultar em maior eficiência, redução de custos operacionais, e melhoria na qualidade das informações financeiras, já que o serviço é geralmente realizado por profissionais com experiência e tecnologia de ponta.

Quais são os serviços de um BPO financeiro

Os serviços prestados por um BPO financeiro dependem do porte, segmento e demandas de cada empresa. Por isso, contar com um especialista é essencial, pois ele irá realizar um diagnóstico para entender como atender melhor cada tipo de negócio. 

Mas em linhas gerais, os serviços prestados por um BPO financeiro são: 

  • Contas a pagar e receber: acompanhamento diário das entradas e saídas do negócio; 
  • Folha de Pagamento: cálculo e processamento de salários, bônus, e benefícios; cumprimento de obrigações trabalhistas e fiscais.
  • Gestão fiscal e tributária;
  • Emissão de notas fiscais; 
  • Agendamento de pagamentos para que o empreendedor autorize as transações; 
  • Relatórios financeiros e análise de desempenho; 
  • Gerenciamento de pagamento de fornecedores. 

Vantagens de terceirizar a gestão financeira com um BPO financeiro 

Hoje no mundo corporativo existem dois termos muito conhecidos: Soft Skills e Hard Skills. As soft skills são as habilidades interpessoais de um indivíduo, aquelas competências que estão relacionadas a forma como se comportamos em diferentes situações que nos exigem uma comunicação clara e assertiva e inteligência emocional, por exemplo. 

Já as hard skills são as habilidades relacionadas às competências técnicas, aquelas que aprendemos com experiências de trabalho, cursos, graduações, entre outros. Quando falamos de microempreendedores, muitos deles abrem um negócio com base naquilo que gostam de fazer ou gostariam de vender. 

Sendo assim, em sua grande maioria, não possuem as hard skills necessárias para lidar com questões burocráticas como a gestão financeira, por exemplo. É claro que tudo é possível ser aprendido, porém, isso demandaria um tempo e custo que poderiam estar voltados para as outras áreas do negócio. 

Com isso, a maior vantagem de um BPO financeiro é poder terceirizar essa burocracia, e contar com profissionais que irão fazer isso bem melhor, já que possuem experiência na área e já estão habituados com todas as demandas da gestão financeira de um negócio. 

Outra vantagem é que a legislação financeira é extremamente complexa e se altera constantemente, e se o empreendedor não estiver atento a esses detalhes, pode acabar cometendo erros que custam caro para o negócio. 

Para empresas pequenas, também auxilia na redução de custos, pois ao invés de contratar, treinar e capacitar um profissional ou uma equipe para gerir as finanças, pode delegar isso a uma empresa especializada, o que reduz custos e tempo

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